sábado, 19 de setembro de 2009

A SANTA ALIANÇA



Quem segue com atenção as movimentações que antecedem as eleições autárquicas no concelho, já terá notado o estranho fenómeno que constitui a cumplicidade existente entre três forças políticas tão distintas como a CDU, o PSD e o BE, no que parece ser uma clara tentativa de fragilizar aquela que se apresenta como a mais forte e credível das opções para os próximos quatro anos: a candidatura de Bengalinha Pinto/PS.
Da CDU, não seria de esperar outra coisa, já que vê ameaçado o seu longo reinado de dezasseis anos (4X4) e assim, todas as ajudas são bem acolhidas.
Não obstante o ónus da (des)governação do concelho, o visível cansaço, desgaste e falta de ideias, a CDU reage com todas as armas que tem ao seu dispor, ainda que as suas listas se revelem uma autêntica desilusão. Quem esperava renovação e mais valia, desengane-se!
Subitamente, a CDU tenta sair de uma longa e penosa letargia, e como alguém que acorda de coma profundo, quer recuperar o tempo perdido e desata a semear alcatrão nas ruas do concelho, na esperança de colher frutos, mas também na tentativa desesperada de iludir e fazer esquecer o muito que ficou por cumprir (simplificando, trata-nos como parvos e considera-nos verdadeiramente burros).
Repentinamente, surgem como fervorosos adeptos do diálogo. Em jeito de consultório, o sr. presidente da câmara cria um blogue onde dá consultas públicas, ainda que muito selectivas, cedendo aqui e ali, tentando fazer passar a imagem de que é um verdadeiro democrata, aberto ao diálogo com quer que seja… Ainda não passou muito tempo desde que terá afirmado que, BLOGUES NÃO! Mas nada disso surpreende, pois quem o conhece bem, habituou-se às suas cambalhotas para se agarrar ao poder. Quem não se lembra da sua súbita devoção à igreja?... Recentemente, em determinado contexto, terá afirmado no seu consultório público (blogue) que mesmo contrariado, se fosse necessário, deixaria crescer a barba… Claro que foi em jeito de brincadeira, mas isso é bem o retrato das suas convicções!
Depois, ainda há a criação das inusitadas “Tribunas Públicas”… A primeira (em Viana), revelou-se um fiasco, a segunda (em Alcáçovas), um fiasco se revelou… A terceira (previsivelmente em Aguiar) …a ver vamos!  
E até 11 de Outubro a demagogia anda no ar.  
Ideias para o concelho… népias! 
Do PSD, pouco ou nada há a dizer. Fabi (diminuitivo de António!), como seria de esperar, empenha-se na defesa das suas convicções a nível nacional… mas depois, a nível local, pasme-se, elege a candidatura PS como alvo a abater! A obsessão é tão grande, que o homem ainda não terá reparado que quem governa o concelho é a CDU!!! Se calhar até nem é assim tão surpreendente, conhecendo-se o seu percurso nos últimos anos, sempre alinhado e pronto a dar palmadinhas nas costas do sr. presidente, que é como quem diz, jogando nos dois lados do tabuleiro! Entende-se esta situação como fazendo parte de uma estratégia pessoal a médio/longo prazo… entretanto, vai-se servindo da ingenuidade e da boa vontade de algumas pessoas, para alcançar os seus
objectivos…pessoais!
E até 11 de Outubro a hipocrisia anda no ar. 
Ideias para o concelho…népias! 
O BE concelhio é uma verdadeira anedota! HG daria um excelente boneco para o CONTRA-INFORMAÇÃO. As suas intervenções, são verdadeiras pérolas, quer pela singeleza, falta de originalidade, mas sobretudo pela forma sublime como escreve (o regresso à escola, ou quiçá a um qualquer curso de Novas Oportunidades, assentava-lhe na perfeição) … dignas de registo no anedotário nacional! E depois aquele post sobre a sua própria empresa…
Arrasador!... Virtude inegável: não esconde que procura tacho!
E até 11 de Outubro a ingenuidade anda no ar.    
Ideias para o concelho…népias! 
Do PS, pode afirmar-se que tem vindo a imprimir uma dinâmica nunca vista no concelho (nem mesmo no tempo da famosa “Dinâmica de Progresso”, que viria dar lugar ao semi-abandonado “Todo o Sol do Alentejo”...). Espera-se que o enorme trabalho desenvolvido, ainda que essencialmente na base da carolice e do voluntariado, se traduza numa votação histórica, no dia 11 de Outubro…mesmo contra ventos e marés, que as armas são claramente desiguais!
Até 11 de Outubro a esperança anda no ar. 
Ideias para o concelho: Uma lufada de ar fresco! 


Está à vista de todos… por isso é fácil perceber o sentido da SANTA ALIANÇA!

DE QUEM ANDA A VIVER DA POLÍTICA PARA TRATAR DA SUA VIDA, NÃO SE PODE ESPERAR COISA NENHUMA.  
A CAUSA PÚBLICA EXIGE ENTREGA E DESINTERESSE!
Para reflectir…
ALI ALÉM


PS: Nada me move contra as pessoas referidas na peça, enquanto indivíduos. Se existem divergências, elas são meramente políticas…

7 comentários:

  1. Grande texto, dos mais esclarecidos que li, boa análise da interacção das diversas forças políticas concelhias, face ao poder instalado.

    ResponderEliminar
  2. Reconheço que me tem surpreendido este novo blogue vianense, mais pela qualidade dos seus ainda poucos textos, que pela sua excelência gráfica. Quem nele escreve sabe do ofício, é preciso, conciso e incisivo. Muito embora eu próprio não me posicione no mesmo quadrante político do seu autor (ou autores?), aceito que, até ao momento, apenas a campanha do Sr. Bernardino Bengalinha e do PS apresentou propostas concretas, ainda que por vezes pouco claras, para a governação do concelho nos próximos quatro anos.

    ResponderEliminar
  3. Não estou surpreendido pelo belo artigo de opinião que escreveste porque te conheço, a minha surpresa é que já deverias ter aparecido há mais tempo. O concelho precisa de pessoas como tu que pensam e com calma e paciência e quase sem se dar por isso se tornam imprescindíveis. Sempre atento, muito discreto e com uma sensibilidade extraordinária, é assim que tens estado nesta ante-câmara.

    Sem preconceitos ocupaste a tua posição e deste a tua opinião quase sempre bem e quando não estás já se nota a tua ausência.

    O movimento unidos pelo concelho de Viana do Alentejo, ou o PS, ou o Bengalinha (como lhe quiserem chamar), foi isto mesmo, foi um despertar da consciência colectiva das várias sensibilidades deste concelho em prol deste mesmo concelho, temos realmente gente com capacidade a todos os níveis, só não temos é profissionais da política.

    Grande Abraço.

    Luis Pedro Morais

    ResponderEliminar
  4. És um grande animal... corre o risco de te identificares que te fodo a boca toda e mando-te para os anjinhos!

    ResponderEliminar
  5. Interessantíssimo o penúltimo comentário! Espelha claramente o estado de agitação actual do que resta das hostes da CDU/Viana. Os moços andam preocupados. Já agora, quem é que falou de déficit democrático em Portugal? E isto é o quê? Superavit democrático?

    ResponderEliminar
  6. O Texto do post está excelente.
    Nunca no Concelho de Viana se fez uma coisa assim.
    Partir das bases para o cimo, ouvido e discutindo os interesses das Freguesias.
    FORÇA MOVIMENTO

    ResponderEliminar