quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

bOAS fESTAS

Nos tempos que correm, desejar as Boas Festas pode soar a provocação ou até mesmo a brincadeira de mau gosto. Porém, como alguém disse, as tradições são para se cumprir, por isso não podemos deixar de endereçar a todos aqueles que acompanham este espaço (na ante-câmara), com maior ou menor regularidade, com mais ou com menos dinheiro, um Natal cheio de saúde, porque essa é a maior riqueza que podemos desfrutar...Boas Festas então. 

docedezembro


Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, recebe a partir de sexta-feira, dia 09 de Dezembro, uma Mostra de Doçaria, que reúne 33 doceiros e doceiras de vários pontos do país e os Monges do Mosteiro de Oseira, de Espanha.
A promessa é "adoçar a boca" aos visitantes, o certame decorre até domingo, uma iniciativa do município de Viana do Alentejo e da Junta de Freguesia de Alcáçovas.
Conde de Alcáçovas, Sardinhas Albardadas, Amores de Viana e Bolo Real são os cartões de visita do certame, que, segundo os promotores, "há 12 anos recuperou receitas antigas que fazem parte da história e da identidade do concelho".
Na edição deste ano da Mostra de Doçaria, um dos destaques vai para uma demonstração, ao vivo, de sobremesas “gourmet” com doçaria conventual e tradicional, pelo Chef Luís Baena, prevista para o domingo à tarde, dia 11 de Dezembro.
O programa prevê um Laboratório do Doce para crianças, em que três doceiras vão, durante a tarde de sábado e domingo, confeccionar doces com a ajuda de “mini-chefs”, que vão tomar conta da “cozinha” improvisada e pôr as mãos na massa.
Sob o olhar das doceiras, as crianças vão colocar à prova a sua imaginação na decoração de algumas iguarias.
Além de um Passeio BTT - Rota dos Doces Sabores, o programa prevê a actuação de grupos corais e ranchos folclóricos alentejanos e de grupos de dança, incluindo sevilhanas.

NUM OUTRO LUGAR


Mario Monti abdica do salário de primeiro-ministro
O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, disse, este domingo, ao anunciar ao país a adopção de um novo plano de austeridade, que vai abdicar do salário de primeiro-ministro e de ministro das Finanças.

«No momento em que exigimos sacrifícios a todos os cidadãos, parece-me ser meu dever renunciar ao meu salário», afirmou Monti numa conferência de imprensa, citado pela France Presse.

O Governo de Monti adoptou hoje um novo plano de austeridade para combater a crise da dívida soberana, estimado em 24 mil milhões de euros que visa atingir o equilíbrio orçamental em 2013 e inclui cortes na despesa pública e um aumento de impostos.
______________________________________________________________________

Ministra do Trabalho chora ao falar em «sacrifícios»
A ministra italiana do Trabalho, Elsa Fornero, não conseguiu conter as lágrimas, este domingo, enquanto anunciava as novas medidas de austeridade em Itália, ao lado do primeiro-ministro Mario Monti.

Durante a conferência de imprensa após a reunião de Conselho de Ministros, a ministra do Trabalho anunciava o novo pacote de medidas que o executivo vai adoptar para combater a crise soberana, no qual estão previstos cortes na despesa pública, aumentos em alguns impostos e uma controversa reforma do sistema de pensões.

Ao explicar a necessidade destas novas medidas e ao pronunciar a palavra «sacrifícios», a ministra Elsa Fornero não resistiu e chorou em plena conferência de imprensa.