segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A POUCA VERGONHA CONTINUA...


Depois do banho de alcatrão que inundou as nossas ruas, anunciam-se, com pompa e circunstância, as requalificações dos centros urbanos! Sobre a necessidade destas obras, nada há a opor, mas se falarmos de “timing”, então o que estamos a assistir, é verdadeiramente um escândalo. Porque não se iniciaram estas obras mais cedo? O que esteve na origem de (praticamente) 4 anos de imobilismo? Lançar uma obra em véspera de eleições é razoável para alguém?...
Esta urgência em querer mostrar trabalho, só pode ser encarada como puro eleitoralismo. Não pode existir outra explicação, porque o normal, não se iniciando as obras num prazo considerado razoável, seria iniciá-las após as eleições. Manda o bom senso, em situações normais, que o final de mandato sirva para inaugurar a obra produzida, mas como ela não existe, tenta-se iludir o povo….
A CDU não olha a meios para se perpetuar no poder e todos os esquemas, por mais obscuros que sejam, têm lugar garantido. A marcação de (mais) uma almoçarada com os idosos do concelho, na véspera (!!!) das eleições autárquicas, é mais um atentado à inteligência dos munícipes! Inqualificável!!! Continuam a considerar-nos papalvos!
Só há uma leitura possível para estas acções, podendo socorrer-nos de uma expressão bem popular para a expressar, “A CDU ESTÁ COM O CUZINHO APERTADO!”

O desplante e a pouca vergonha continuam!
Antes de terminar, não resisto a deixar uma sugestão: A CDU que tem sido tão expedita a “inventar” Tribunas Públicas para tentar justificar tudo e mais alguma coisa, porque não explica o que se passou com as investigações levadas a cabo pela Polícia Judiciária? É que isso sim, a gente gostava de saber!!!
ALI ALÉM

13 comentários:

  1. Só saberemos, se algum tiver que ir de cana.

    ResponderEliminar
  2. A maior vergonha do Alentejo esta Câmara. Arranjem mas é os canos e enterrem os fios dos telfones e da luz se querem ser prá frentex, tirem a porra dos postes de madeira dos telefones que já na se veem em lado nenhum, cambada de incompetentes. A porra do alcatrão das ruas já tá quase no telhado das casas as coxias são uma vergonha, quando chover o sr presidente que se faça de bombeiro e vá tirar a´água com uma palhinha. Porra isto é uma vergonha.

    ResponderEliminar
  3. Estes placards é que são mesmo para tapar os olhos ao povo, e ninguém vê? Atentados atrás de atentados. Eh pa este ano até já vou à Feira D'Aires para ver o novo espaço multiusos que a CMVA lá fez. Olhem para a Cuba, para o Redondo, e outras terrinhas assim... até Albergaria dos Fusos está melhor que Viana.

    ResponderEliminar
  4. A propósito destas coisas de última hora que vão surgindo por aqui e por ali já todos percebemos tratar-se de pura demagogia eleitoral. É verdade! As nossas ruas estavam uma miséria, é verdade também que de miseráveis não vão passar.
    Se há casos em que o alcatrão se deve aplicar, estes não são concerteza nos cascos urbanos antigos com o seu casario feito com materiais tradicionais com reacções adversas a este tipo de pavimentação, será que o nosso Presidente da Câmara não anda a pé nas ruas estreitas de Viana, Alcáçovas ou de Aguiar em que no verão as temperaturas altas comprometem significativamente as boas qualidades de comportamento térmico que o casario teve em tempos, no tempo em que as ruas eram pavimentadas com materiais que para além da beleza nos emprestavam ruas que respiravam.
    Hoje para além de não respirarem, transpiram dia e noite calor para o casario, provocando nos casos de construções em taipa ou barro uma secagem prematura e consequentemente a desagregação da matéria-prima das habitações mais antigas.
    Este cenário é visível na vila de Viana em grande parte das construções mais antigas.
    Este triste cenário a que o progresso nos trouxe compromete e vai continuar a comprometer a saúde pública e os comportamentos sociais das nossas povoações, um dos casos mais ridículos foi o alcatroamento do rossio de Aguiar, e como se não bastasse o consequente alcatroamento da cooperativa de Aguiar, como se não bastassem já todas as ruas da vila e a estrada nacional que nos corta ao meio. Por sorte como a vila é pequena, podemos sempre fugir por momentos para o campo onde podemos descansar os pés em solo firme e sentir um bocadinho de fresco agora no verão.
    Em grande parte das ruas repavimentadas no centro de Viana ou de Aguiar, não existem passeios, existem valas que se acentuam com o passar da máquina de alcatroar de 4 em 4 anos, lá bem no fundo jaz uma canalização podre. Olhos que não vêem, coração que não sente.
    Será normal um presidente de câmara desatar a fazer sem auscultar a sua população?
    Será que os Vianenses querem um projecto qualquer feito á pressa para o seu centro histórico, será que alguém teve acesso ao projecto?
    27 603m2 de quê, onde e como?
    Quando vivia em Évora, vivi de perto todo o processo da modificação da Praça do Giraldo, bem como toda a revitalização do centro histórico ao nível da pavimentação, a população exigiu saber o que iria ser feito e contribuiu para que a obra fosse um sucesso.
    Eu não acredito no sucesso de uma obra que vai cair ao primeiro rebentamento de cano, que não é feita para a população, mas sim para caçar votos.
    Cadelas apressadas, parem cães cegos!

    ResponderEliminar
  5. O Sr Potes Pacheco aliado ao Sr. Arquitecto Luís Morais, teimam em fazer da CDU e das gentes do concelho, todo o depósito do seu odio ao 25 de Abril e aos ideais da liberdade. Percebe-se que estão nervosos, porque foi descoberta a sua tramoia prometeram ao povo um movimento e deram-lhe mais PS. Percebe-se que estão nervosos porque as pessoas do concelho já perceberam que o seu exemplo é o mesmo do Xico Orelhas em Cuba que persegue os trabalhadores que não pensam PS. O Sr. Potes Pacheco foi para a ultima Assembleia Municipal fazer peixeirada como é seu timbre.
    Mas enquanto cidadão só quero dizer a estes dois senhores deixem-se de provocações, tenham tino, no minimo a unica coisa que vos digo respeitem as pessoas do nosso concelho já que por voces já perderam todo o respeito.

    ResponderEliminar
  6. Uma obra desta envergadura não mereceria ser amplamente discutida com a população?

    ResponderEliminar
  7. Este projecto fantasma, de reabilitação do centro histórico de Viana do Alentejo, reflete bem a demagogia politica que impera no nosso concelho.
    Como deve ser do conhecimento da nossa autarquia,desde 1964 que a Carta de Veneza, ao alargar o conceito de conservação, passou a alertar para uma ampliação da noção do que é e do que se pode classificar como património arquitéctonico. Este documento passou a ser um importante referêncial, quanto às novas éticas de conservação e reabilitação, neste caso de centros históricos.
    Entre algumas normas fundamentais podem-se destacar as evidências históricas que não devem ser removidas, adulteradas ou destruidas..., recomenda o retomar de técnicas tradicionais cuja durabilidade e eficiência estão provadas, devendo sempre existir cautelas quanto à utilização de técnicas modernas. Dar salubridade às habitações afectas a este projecto. Recomenda a necessidade de documentar e registar todos os trabalhos de investigação, análise e de conservação desenvolvidos, divulgando-os, etc...
    De certo que todas estar medidas, estão a ser providenciadas pelo actual executivo...
    Este deve ser sempre um projecto que estabelece regras e orientações, reforçando os meios de prestação de serviços à população, permitindo aumentar o grau de atracção ao nível socio-económico, arquitectura e infra-estruturas.
    No mínimo é um projecto que nunca deve ser feito individualmente, ou seja, toda a população tem uma palavra a dizer no sentido de procurar as melhores soluções, no sentido de valorizar e salvaguardar o centro histórico de Viana do Alentejo.
    De todas estas medidas, ainda não consegui vislumbrar nenhuma, a não ser uns simples outdoors, para enganar os menos atentos.
    Já agora, quero apenas alertar o actual executivo camarário, de que a pavimentação e a pedestinização de um projecto de reabilitação de um centro histórico é sempre a última fase do projecto.

    ResponderEliminar
  8. Mas o projecto aqui é só o de enganar as pessoas, isso já se viu há muito tempo. Tiveram mais que tempo de fazerem as coisas bem feitas, nunca esquecer que 16 = 4 + 4 + 4 + 4.

    ResponderEliminar
  9. "A obra inclui ainda a renovação da rede das águas pluviais, o arranjo urbanístico do Largo de S. Luís e a colocação de mobiliário urbano na Zona do Castelo, Praça da República e Jardim de S. João." Boletim Municipal 64 - Feira D'Aires

    Podiam e deviam de ter envolvido a população, os principais interessados, neste projecto. Andam aí pelas esquinas a dizer que os comerciantes não se interessaram pelo assunto quando nem sequer lhes perguntaram nada. Mais uma vez não o fizeram, porque essa é a sua forma de relacionamento com a comunidade e porque esta intenção não passa de mais um remendo, apressado de última hora, com propósitos manifestamente eleitoralistas. A ânsia na colocação dos painéis anunciando uma obra cujo projecto ainda está na fase de estudo (teve de vir uma empresa de fora para garantir que os painéis estavam já postos na feira D’Aires), mostra bem o nervosismo que vai ali para os lados da Brito Camacho.

    Sugestões:
    Respeitar as pessoas.
    Discutir com todos os interessados estas matérias.
    Intervir também ao nível da rede de águas, rede de esgotos, rede eléctrica, rede de telecomunicações e rede de gás.
    Rever a iluminação urbana desta zona.
    Condicionar a circulação de trânsito à volta do castelo.
    Criar zonas de estacionamento.
    Rever a sinalização de trânsito.
    Fazer o arranjo urbanístico do jardim do S. João.
    Enfim, fazer um projecto sério, dezasseis anos deveriam ter dado para isso.

    PS
    Alcáçovas e Aguiar não têm centros históricos?

    ResponderEliminar
  10. ALCÀÇOVAS E AGUIAR È SÒ PARA IREM LÀ BUSCAR OS VOTOS PARA O TACHO.
    AGUIAR ABRAM OS OLHOS O MENINO QUE VAI EM Nº 2 na LISTA VAI DESISTIR E DEPOIS ENTRA A TERESA PENETRA QUE È DE VIANA. AGUIAR VAI FICAR SEM VEREADOR

    ResponderEliminar
  11. Presumo que com essa conversa esteja a dar a vitoria á CDU.

    ResponderEliminar
  12. Sr. Presidente
    Diz-se comunista e castiga trabalhadores???? Que comunismo é esse??
    Já escrevi no seu blogue e não me aprovou o comentário??
    Parece mais o comunismo da antiga URSS do que o comunismo que lutou contra o fascismo.
    Sou comunista mas nestas eleições sou FORÇADO a votar Bengalinha para acabar com a DITATURA da Câmara de Viana.

    ResponderEliminar