quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

AS TRÊS PENEIRAS

Augustus procurou Sócrates (o filósofo grego do séc. V a. c.) e disse-lhe:  
-Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de...  
Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:  
-Espere um pouco Augustus. O que me vai contar já passou pelo crivo das três peneiras?  
-Peneiras? Que peneiras?
-Sim. A primeira, Augustus, é a da verdade. Você tem a certeza de que o que me vai contar é absolutamente verdadeiro?  
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!  
- Então, as suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que me vai contar, gostaria que os outros também dissessem o mesmo a seu respeito?
-Não, Sócrates! Absolutamente, não!
-Então, as suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse facto, ou mesmo contar a outros? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
-Não, Sócrates... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.
E Sócrates, sorrindo, concluiu:  
-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos beneficiar disso. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma intriga a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de contar a outros, submeta-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre ideias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas mesquinhas falam sobre pessoas.

2 comentários:

  1. Os progressos da ciência obedecem à lei da repulsão: para dar um passo em frente, é preciso começar por derrubar o domínio do erro e das falsas teorias.

    Fonte: "O Doutor Jivago"

    ResponderEliminar
  2. E o senhor MB fala sobre?????????

    ResponderEliminar