sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

DEMAGOGIA...feita à maneira

DD e a conversa da treta

“Francisco Lopes o candidato que contribui para colocar Portugal nos caminhos de Abril.
Francisco Lopes já demonstrou ser o candidato que não está comprometido com as políticas que têm destruído as conquistas de Abril, isso fica claro nos contactos de rua com as populações, ficou claro nos debates televisivos, assim como é o candidato que apresenta propostas concretas para a resolução dos problemas nacionais sem se colocar de “cócoras” perante os chamados mercados ou sobre os ditames da União Europeia.
A Candidatura de Francisco Lopes já contribuiu para a elevação do debate político nestas eleições, não é uma candidatura dos “resignados”, é uma candidatura de luta, de confiança no povo e nos trabalhadores que transmite esperança aos Portugueses. Existem razões para acreditar no elevado contributo que esta candidatura dará para derrotar o candidato apoiado pela direita e pela extrema-direita – Cavaco e Silva, há mais de 15 anos nos mais altos cargos da Nação, sem nunca ter dado um sinal sério e credível na defesa dos interesses do país e do povo. É pois por tudo isto que a candidatura de Francisco Lopes cresce dia a dia e cada vez são mais os Portugueses a declarar-lhe o seu apoio!
É por estas razões que apoio a candidatura de Francisco Lopes.”
Diamantino Dias
Operário Metalúrgico. 58 anos de idade.  
Membro do Comité Central do PCP.

Faz já algum tempo que não o encontramos a percorrer os caminhos de Abril (que é como quem diz Évora/Viana, ou Viana/Évora), alegremente montado em veículo cedido pela câmara municipal (que o partido é pobre), em busca das conquistas de Abril.
De vez em quando, do seu refúgio de Évora, o Operário Metalúrgico (???) para não variar, lá debita os habituais chavões e frases feitas (“a candidatura de luta; confiança no povo e nos trabalhadores; esperança aos Portugueses…” etc.), repetidos até à exaustão, qual fórmula mágica para enganar incautos.
Vem isto a propósito da sua última “comunicação ao povo e à classe trabalhadora", segundo a qual “Existem razões para acreditar no elevado contributo que esta candidatura (de Francisco Lopes) dará para derrotar o candidato apoiado pela direita e pela extrema-direita – Cavaco e Silva… . É preciso ser-se muito hipócrita e demagogo para produzir uma afirmação desta natureza, pois está claro como a água que a existência desta despropositada candidatura protagonizada pelo PCP, só vem reforçar as possibilidades de Cavaco ser eleito… logo à primeira volta! Só não vê quem é cego, ou quem não quer ver!
E foi esta personagem que ao longo de quase 16 anos moldou aquele que agora é conhecido como o Estevão do(s) blogue(s)!...

9 comentários:

  1. Caro Ali Além.
    Nas suas sábias palavras o grande responsavel pela reeleição de Cavaco Silva vai ser o candidato Francisco Lopes.
    Diga me então quem será o melhor candidato a derrotar cavaco.
    Não acha que o "polvo" liderado por Socrates já não consegue derrotar o unico candidato de direita.
    Não acha uma vergonha, e seguindo o exemplo se Socrates o que se passa na CMVA com nomeações e avenças onde todos os amigos vão levantar o cheque no final do mês. É isto infelizmente que vai eleger Cavaco.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, respondo-lhe com a seguinte pergunta: Dos cinco candidatos (Fernando Nobre, Defensor Moura, José Manuel Coelho, Manuel Alegre e Francisco Lopes), que se propõem enfrentar Cavaco Silva, qual considera mais bem posicionado para fazer frente ao favoritismo de Cavaco?
    Não é preciso ser-se sábio para perceber que apenas um deles (goste-se ou não da personagem em questão) tem algumas hipóteses, ainda que reduzidas, de forçar uma segunda volta.
    Quem afirma querer derrotar Cavaco Silva, não pode ter outra escolha que não seja a mais óbvia (até mesmo pela proximidade política). Se existem outros interesses por trás, isso é outra história.
    E não, não acho uma vergonha que alguém que pretenda desenvolver um trabalho sério e honesto se faça rodear de pessoas da sua inteira confiança política. Já basta aqueles que tudo fazem para boicotar e sabotar o desenvolvimento dos projectos que se pretendem concretizar, em nome dos seus interesses pessoais, ainda que o interesse colectivo saia prejudicado.
    Tenha um bom fim de semana e volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. Senhor Diamantino Dias, o Operário Metalúrgico mais bem pago do pais sem sequer soldar uma única peça nas ultimas décadas, faz lembrar o electricista Francisco Lopes, que prefere fazer uma triste figura a mandar postas de pescada do que mudar umas tomadas daqui para ali. Este PCP é frágil e acima de tudo é inconsistente, muito fraco e denota alguma infantilidade.

    ResponderEliminar
  4. Ora então, explique lá como se fazem as contas para as presidenciais, por favor.
    Se para não haver segunda volta um candidato tem que ter pelo menos 50% mais 1 dos votos expressos nas urnas, o que é que interessa como se dividem os outros 49% dos votos? Dividir por 1 ou por 10 é igual. Pelo contrário, quanto maior for a chamada ás urnas maior será a dificuldade de um qualquer candidato obter 50% mais 1 dos votos expressos.
    As contas fazem-se assim.
    Escrever como você o fez e tentar induzir em erro quem o lê, é o maior exemplo de demagogia feita á maneira... do PS.
    Quem está a contribuir para uma vitoria á 1ª volta do Cavaco é o Ps que diz que apoia um candidato mas não faz nada para o ajudar, antes pelo contrário.
    Acabo como comecei, explique como faz as contas, por favor.

    ResponderEliminar
  5. Tenho votado sempre no Partido Socialista para os orgãos de soberania, poder local e presidência da Républica. Não estou arrependido na utilização do meu voto no desempenho do Dr. Jorge Sampaio. Mas neste momento o autor deste post acredita no Bengalinha ? E em Sócrates? E já agora em Manuel Alegre ? . Claro que mudarei o sentido do meu voto para Cavaco porque com voçes já o país não pode contar.

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que na sua cabeça vai uma grande confusão. Para além de representarem o mesmo partido, o que tem o Bengalinha a ver com o Sócrates? E pertencer a esse partido é estar possuído por algum mal ou alguma doença? Todos são maus? Não foram eleitos democraticamente?
    O homem chegou há pouco mais de um ano à câmara, encontrando-a, como é do conhecimento geral, num estado verdadeiramente caótico. O que esperava? Milagres? Correcto é fazer-se o balanço no final do mandato, aí sim, poderei dizer-lhe se acredito ou não no projecto que o Bengalinha lidera. Por agora não tenho nenhuma razão para não confiar.
    Quanto à sua opção em votar Cavaco, cada um sabe de si, mas se quer saber a minha opinião, dir-lhe-ei apenas, que Cavaco é tão ou mais responsável que Sócrates pela situação que o país atravessa.
    Na minha perspectiva, Alegre soube resguardar-se e manter uma postura que faz dele a melhor escolha para Presidente da República.
    Ainda que não partilhemos da mesma opinião, agradeço-lhe o comentário.
    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  7. Ao comentador de 8 de Janeiro de 2011, 22:04:
    Honestamente terei que reconhecer alguma razão ao comentário que proferiu. No entanto, considero que a questão é muito mais profunda e pertinente do que as suas contas fazem pressupor.
    Não acha que uma única candidatura de esquerda seria muito mais forte, mais MOBILIZADORA e que teria mais possibilidades de forçar uma segunda volta e eventualmente a eleição?
    Não concorda que a divisão criada pelo PCP (e não só) contribui para a eleição de Cavaco? Obviamente que sim e obviamente também que isso interessa ao PCP. Fazer o papel de contra-poder e de contestação é verdadeiramente aquilo que interessa ao PCP...e nada mais.
    Obrigado por comentar e volte sempre.

    ResponderEliminar
  8. Como não me revejo em nenhum dos candidatos lá vou ter de votar outra vez contra. Sendo o Cavaco aquele de quem gosto menos vou ter de votar no Alegre. Até com a minha quarta classe mal tirada dá perceber que é o único candidato a poder fazer alguma mossa ao Cavaco. E depois há outra coisa, como daqui a pouco tempo vamos ter de mamar com o Sócrates do PSD e muito provávelmente com os seus amigos do CDS talvez não fosse mau ter um contraponto a toda essa miséria.
    Quanto ao texto do senhor Diamantino, dêm-lhe lá algum desconto, a idade não melhora aquilo que nunca fpoi grande coisa.

    ResponderEliminar
  9. Não posso estar mais de acordo consigo.
    Subscrevo por inteiro as suas palavras.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Volte sempre.

    ResponderEliminar